Receitas

Estas receditas resultam da investigação feita pelos alunos em conjunto com os encarregados de educação. 

 

 

 

 

Ingredientes

 

. Sável em posta : 1kg

. 3 cebolas

.3 alhos

.3 colheres de sopa de azeite

.6 colheres de sopa de vinagre

.2 folhas de louro

. sal q.b

.pimenta

 

Preparação

Deita-se uma das colheres de azeite num tacho, de preferência de barro. Vão-se dispondo em camadas alternadas as postas de sável, as cebolas em rodelas, os alhos picados, raminhos de salsa e o louro em pedacinhos, regando tudo com o vinagre e o restante azeite. Tempera-se com sal e pimenta e leva-se ao lume bem esperto. Logo que ferva, põe-se no mínimo, tapa-se, e depois de ferver apenas 5 minutos retira-se para não ficar desfeito. Depois de arrefecer põe-se no frigirífico. Deve ser servido ao fim de 4 dias.

 

 

 

Ingredientes:
1 lampreia
1 chouriço de carne
1 cebola grande
2 dentes de alho
2 dl de azeite
2 dl de vinho tinto
1 ramo de salsa
arroz
sal, pimenta e cravinho q.b.



Preparação: 
Mergulha-se a lampreia rapidamente em água a ferver, retira-se e raspa-se cuidadosamente com uma faca para retirar a camada viscosa que possui. Depois passa-se por água fria.
Numa bacia grande coloca-se a lampreia com o vinho. Sem retirar a lampreia, corta se a cabeça e com o auxílio de uma tesoura faz-se um golpe até atingir o último orifício. Nesta operação deve ter-se o cuidado de não cortar a tripa pois desta forma poderá ficar amarga. O sangue que vai largando mistura-se com o vinho e a tripa retira-se cuidadosamente.
Corta-se a lampreia em pedaços de 6 cm aproximadamente que se deixam ficar na bacia com o vinho, sal, pimenta, alho e salsa. Deixa-se marinar durante 2 horas.
Num tacho deita-se a cebola picadinha, um pouco de água, algumas rodelas de chouriço, os pedaços de lampreia escorridos e deixa-se refogar durante 10 minutos.
Retira-se a lampreia para um prato e acrescenta-se à calda, a quantidade de água necessária para o arroz ficar solto.
Quando a calda ferver adiciona-se o arroz e quando estiver quase cozido junta-se o sangue e rectificam-se os temperos. Antes de servir junta-se a lampreia ao arroz.