Festival Internacional da Lampreia Entre os Rios

29-10-2012 22:10

Lampreia é rainha nas mesas em Entre-os-Rios

10/03/2012, 14:50

A lampreia é a rainha na mesa do Festival da Lampreia que decorre este fim de semana e no próximo (dias 16, 17 e 18 de março), na zona ribeirinha de Entre-os-Rios no concelho de Penafiel.

A lampreia está a ser servida como prato principal em Entre-os-Rios, no concelho de Penafiel, na IV edição do Festival da Lampreia. Ao longo de dois fins de semana, os apreciadores desta iguaria podem prová-lo à bordalesa ou em arroz, com uma preço apelativo de 10 euros a dose, com direito ainda a uma malga de vinho.
Miradouro, Solar do Souto, Casa das Lampreias e Ponte de Pedra são os restaurantes aderentes, numa iniciativa que conta ainda com um vasto programa de animação protagonizado pelos grupos de cantares e dançares do concelho, numa zona ribeirinha do Douro em Entre-os-Rios, onde foi montada uma tenda para o efeito.
Para os seis dias, as expectativas da Câmara Municipal de Penafiel, responsável pela organização do evento, são altas. Se nos anos anteriores o número de visitantes tem rondado os três mil num fim de semana de festival, este ano e dado que o período foi duplicado, Adolfo Amílcar, vereador com o pelouro do Turismo na Câmara Municipal de Penafiel, espera que o número de visitantes siga também a tendência. "As nossas expectativas são grandes e esperamos duplicar o número de visitantes assim como duplicámos os dias do festival", afirmou Adolfo Amílcar, certo de que esta iniciativa dinamiza não só a vertente comercial que faz parte do festival, mas também "a dos outros restaurantes que não tenham logística para estarem presentes e de toda a hotelaria não só de Entre-os-Rios mas de todo o concelho".
O Festival da Lampreia assume-se em Penafiel e para a autarquia como uma forma de "promover a gastronomia e os vinhos locais, pois somos uma região com tradições e a lampreia é uma delas. O produto gastronomia e vinhos é extremamente importante para a divulgação do que melhor temos em Penafiel e a lampreia é um bom exemplo disso".
Alagar o festival a dois fins de semana é segundo o vereador, "uma oportunidade de trazer mais pessoas a Entre-os-Rios, pois apercebemo-nos que um fim de semana é muito pouco e como a logística e os custos são os mesmos, é mais vantajoso alargarmos os dias do festival", declarou Adolfo Amílcar, dando nota de que este ano até S. Pedro está a ajudar pois "o bom tempo e o sol que se tem feito sentir vai ajudar a que mais pessoas venham até ao festival".